Avançar para o conteúdo

xCloud: Veja como jogar jogos do Xbox no seu iPhone, iPad, Android e PC

xcloud

O serviço xCloud  está disponível em versão beta, por meio de um navegador de internet, no PC há algum tempo e recentemente foi estendido a todos os usuários de iPhone e iPad com uma assinatura do Xbox Game Pass Ultimate.

A Microsoft também anunciou a chegada de sua oferta de jogos em nuvem nos consoles Xbox Series X e Series S , bem como no Xbox One. Isso significa que os assinantes do Game Pass Ultimate poderão jogar jogos selecionados do Xbox Series X em seu console de geração mais antiga.

Embora o princípio seja o mesmo, os jogos na nuvem são tecnicamente mais complexos do que o streaming de vídeo do tipo Netflix . De fato, é necessário gerenciar, além do fluxo de vídeo, as entradas do joystick em servidores remotos e restaurar a ação sem muita latência que afete a jogabilidade.

 

De qualquer forma, se você quiser experimentar o serviço de jogos em nuvem da Microsoft, veja como acessá-lo, seja qual for o meio do jogo.

Você precisa de uma assinatura premium

Antes de tudo, você deve se inscrever no Xbox Game Pass Ultimate para aproveitar o xCloud. Esta assinatura custa R$ 44,99/mês (o primeiro mês é € 1) e também dá acesso a downloads de jogos para PC e Xbox, Xbox Live Gold e EA Play (uma biblioteca de jogos da Electronic Arts).

Uma vez inscrito, vá para a página dedicada ao xCloud  e faça login com sua conta da Microsoft. O serviço é compatível com os navegadores Chrome e Edge em dispositivos Windows. No Android, basta baixar o aplicativo Game Pass para se divertir.

Mas, ao contrário do Android, o aplicativo Game Pass do iOS não fornece acesso ao xCloud. Para apreciá-lo no iPhone  e  iPad , você terá que passar por um navegador da web e aconselhamos que você opte pelo Safari. Este último permitirá que você crie um atalho para a página da web muito prática.

Para criar um atalho no iOS e iPad com o Safari:

  • Abra XCloud com seu dispositivo e faça o login;
  • Uma vez na página inicial, pressione o botão “Compartilhar”;
  • Em seguida, selecione “Na tela inicial”;
  • Seu atalho aparece em seu menu como qualquer aplicativo.

Alguns, mas não todos, os jogos do Game Pass estão incluídos

Observe que, no xCloud, existem apenas títulos da biblioteca do Game Pass. Jogos comprados e baixados individualmente da loja Xbox, como Cyberpunk 2077 ou Assassin’s Creed Valhalla, não estão incluídos. A biblioteca é atualizada regularmente e nem todos os jogos do Game Pass estão lá. Vimos Outriders, Gears 5 e Doom Eternal  , por exemplo, além de jogos indie menores como Subnautica e Outer Wilds .

Alguns jogos incluem controles na tela para facilidade de uso no iPad e iPhone

Um controle do Xbox é recomendado para jogar, mas alguns jogos ainda incluem controles de toque, o que é uma ideia bem bacana. Outros adicionam botões específicos do jogo. Em uso, notamos que isso funciona melhor para jogos em que o tempo até o segundo não é crítico.

Este sistema é rudimentar e francamente não muito responsivo. Mas é uma ideia muito promissora. Por exemplo, jogar Pillars of Eternity II: Deadfire em um iPad com controles na tela é exatamente o tipo de experiência de RPG no iPad que você sempre sonhou.

Macs não são afetados, mas…

De acordo com a Microsoft, o xCloud é destinado a “PCs com Windows 10 e telefones e tablets da Apple”. MacBooks e Macs estão faltando. Naturalmente, tentamos acessar o xCloud em um Mac. O Chrome nunca pôde iniciar um jogo porque se recusou a reconhecer nosso controle. Tivemos mais sorte com o Safari, mas o desempenho foi mais errático do que em qualquer uma das plataformas oficialmente suportadas.

Um serviço suficiente ou além de um console?

Embora o catálogo do Game Pass esteja crescendo regularmente e esteja disponível em muitas plataformas, ainda estamos apenas no início dos jogos na nuvem. A latência às vezes é sentida, os tempos de carregamento também parecem mais longos em streaming do que localmente e a fibra é quase obrigatória.

Esses problemas também dizem respeito a outras plataformas de jogos em nuvem, como GeForce Now, Stadia e outras. Quando tudo vai bem, esquecemos que não estamos jogando em um PC ou console; que é frequentemente o caso em jogos solo ou que não exigem reflexos incríveis.

Assim, os jogadores casuais devem encontrar na sua conta xCloud e outros um bom serviço complementar ao seu console/PC para jogar seus jogos favoritos “em qualquer lugar”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.