É hora da Apple novamente e, para ser mais preciso, estamos nas horas que antecedem a esperada Worldwide Developers Conference, ou WWDC, o evento dedicado aos desenvolvedores e durante o qual a empresa de Cupertino apresenta novas versões de sistemas operacionais para iPhone, Mac, relógios, tablets e televisores. Mais novidades do que o habitual são esperadas este ano.
O iOS também é chamado a se renovar graficamente, bem como em nível funcional e arquitetônico. E depois há a questão do metaverso: será esta a ocasião em que a Apple irá revelar os programas de um hipotético visualizador para realidade virtual, aumentada ou mista? Vamos fazer um balanço do que nos espera nesta WWDC 2022, cuja palestra de abertura será às 19h (hora local) na segunda-feira, 6 de junho.
iOS e iPadOS 16: novidades estéticas e melhorias generalizadas estão sendo solicitadas à Apple
O jornalista da Apple, Mark Gurman, previu que o iOS 16 virá com “aplicativos novos”, embora não esteja claro se isso significa novos aplicativos da Apple Bitten ou um novo visual para aplicativos existentes. Gurman também prevê “novas maneiras de interagir” com o iOS: pode ser uma referência a widgets interativos.
Veja também:
Os melhores smartphones em 2022 que recomendamos
Como carregar o celular Android mais rápido?
Para o iPadOS 16, Gurman apontou especificamente melhorias multitarefas que poderiam tornar um pouco melhor usá-lo como substituto de laptop. Também é possível que a Apple reformule o sistema de notificação, o que pode significar que a empresa está estendendo os modos Focus introduzidos no iOS 15.
Se a Apple começar a dizer aos desenvolvedores para se prepararem para uma barra de status dinâmica, seria uma pista muito forte de que os rumores sobre o abandono do entalhe do iPhone 14 Pro estão corretos.
Gurman também disse que o iOS 16 pode trazer uma tela de bloqueio sempre ativa. Parece algo semelhante ao Always On Display que está disponível há muito tempo no Android e pode se destacar na próxima geração de iPhones.
Para estar ciente disso, você precisará verificar as “sugestões” presentes no código e na API. Se as previsões de que a tela de bloqueio está recebendo “capacidades semelhantes a widgets” estiverem corretas, já seria uma confirmação clara de que o iPhone 14 terá o recurso que permite uma exibição sempre ativa.
Uma coisa que vale a pena observar é quais dispositivos o iOS 16 suporta – o iPhone 6S recebeu seis atualizações, mas deve ficar sem vida mais cedo ou mais tarde.
Além disso, fique atento a qualquer menção às atualizações de acessibilidade anunciadas recentemente pela Apple . Mesmo que já tenham sido detalhados o suficiente, eles provavelmente receberão pelo menos uma menção e talvez até uma demonstração.
Novas versões do WatchOS e macOS na WWDC 2022
Como de costume, não há muitos rumores sobre o watchOS, mas a Apple é bastante consistente com o que integra como novo a cada ano no relógio. O 9to5Mac também informa que pode haver um modo de baixo consumo semelhante ao de um iPhone e que ofereceria maior usabilidade do que o modo de reserva de energia atual , que basicamente mostra apenas a hora em verde na tela.
Apple entra no metaverso: tudo pronto para o headset AR/VR na WWDC 2022
Praticamente todos os anos, bem informados e vazadores preveem que a Apple exibirá um fone de ouvido de realidade virtual. Atualmente diz-se que o suposto aparelho é capaz de mostrar realidade virtual e aumentada e está equipado com uma série de câmeras (para passar vídeos do mundo real), um chip tão poderoso quanto um Mac e um software dedicado chamado RealityOS.
Na realidade, não há confirmações, mas há rumores de que a Apple está chegando perto de anunciar um depois de anos de desenvolvimento envolto em chances e contradições. Segundo a Bloomberg , o conselho de administração da Apple recentemente chegou a experimentar o aparelho – geralmente.