Avançar para o conteúdo

Quanta memória RAM você precisa? Como saber se você deve atualizar

memória Ram

RAM, abreviação de memória de acesso aleatório, é um componente vital do seu computador desktop ou notebook e até mesmo do seu smartphone ou tablet.

No entanto, quase todos os dispositivos têm uma quantidade diferente de memória RAM. E, apesar da importância, os fabricantes de tecnologia nem sempre facilitam a indicação de quanto você precisará.

Aqui está um guia sobre por que a RAM é importante, quanto você provavelmente precisará e se vale a pena adicionar mais RAM.

A RAM é uma parte essencial de qualquer computador

Se você planeja realizar várias tarefas em seu computador – mesmo que isso signifique apenas ter vários aplicativos abertos ao mesmo tempo -, você depende muito da RAM do seu sistema. Sem RAM adequada, a multitarefa pode deixar seu dispositivo lento.

Você pode pensar na RAM como a memória de curto prazo do seu dispositivo. Quando você deixa um programa aberto em segundo plano, a RAM permanece no controle de onde você parou, para que você possa voltar a ele sem esperar que ele carregue novamente. Isso vale também para as guias do navegador, o que é ótimo se você é do tipo que deixa dezenas de guias abertas ao mesmo tempo.

Isso significa que, se você não tiver RAM suficiente, seu dispositivo ficará sobrecarregado e lento para responder quando você tentar alternar entre tarefas.

Quanta memória RAM você precisa?

8 GB é a quantidade padrão de RAM para um computador desktop médio. Depois disso, muitas pessoas vão até 16 GB e, ocasionalmente, os usuários vão para 32 GB.

A RAM está contida dentro de “memory sticks” em seu computador. Ao comprar RAM, você verá que esses sticks vêm em várias combinações – por exemplo, se você estiver adquirindo 16 GB, poderá comprá-lo em:

  • Um pente de 16 GB
  • Dois pentes de 8 GB
  • Quatro pentes de 4 GB

E assim por diante. A combinação que você obtém realmente não importa. Você só precisa ter certeza de que tudo se encaixa no gabinete do computador e é compatível com o restante das peças do computador.

Então, quanta memória RAM você precisa?

8 GB de RAM

Se você passa a maior parte do tempo do computador compondo documentos do Word e jogando Paciência, seu PC provavelmente não precisa de uma quantidade significativa de memória RAM. O padrão de 8 GB funcionará bem, pois pode cobrir a maioria das necessidades básicas do seu computador. Você poderá até abrir algumas guias no navegador sem sofrer um grande impacto no desempenho.

Se você gosta de usar software de design, pode se dar bem com as opções que exigem menos recursos, como projetos básicos do Blender ou do Photoshop. Seu computador pode ter problemas com algo como Maya, ou Unreal Engine 5.

E se você gosta de jogos modernos, pode jogar confortavelmente alguns títulos, mas não deve esperar que seu PC execute o Cyberpunk 2077 sem problemas, pois a RAM recomendada é de 12 GB.

16 GB de RAM

Para atender às demandas do software moderno, 16 GB de RAM é o que a maioria das pessoas precisará. Esse valor ajudará a encontrar um bom equilíbrio entre a execução de aplicativos permanentes e os que consomem muitos recursos em seu computador. Então, se você está propenso a abrir muitas abas no Google Chrome , você descobre que seu computador mal vai reclamar.

Além disso, os jogadores descobrirão que 16 GB atendem à necessidade de executar jogos exigentes em suas configurações mais altas (embora outros fatores, como placa de vídeo e a velocidade da CPU desempenham um papel). Também é ideal para artistas que trabalham com profissionais do Photoshop, Blender e Adobe Premier, mas à medida que os projetos se tornam cada vez mais complexos, eles eventualmente precisarão de mais RAM.

32 GB de RAM

Se tudo o que você quer fazer é trabalhar com aplicativos padrão e na Internet e jogar, então 32 GB é demais. Como mencionado, 16 GB é mais do que adequado para a maioria das pessoas e ainda dá um espaço extra de manobra para levar seu PC ao limite sem encontrar gargalos significativos.

No entanto, se você é um designer ou editor profissional cujos projetos tendem a ficar complexos, 32 GB é o ideal. Por exemplo, se você estiver renderizando 4K Resolução de vídeos ou texturas no Adobe Premiere, ou Photoshop, você precisará de pelo menos 32 GB de RAM.

RAM em celulares e tablets 

No que diz respeito a celulares e tablets, houve uma corrida ao topo recentemente quando se trata de RAM.

Portanto, embora você precise razoavelmente apenas de 4 GB de RAM no seu Android ou iPhone, o padrão para smartphones recém-lançados é de 8 GB. E, a menos que você seja realmente experiente em tecnologia, não poderá atualizar a RAM do seu celular.

O que fazer se você precisar de mais RAM

A RAM é uma das partes mais fáceis de um PC para atualizar. É simplesmente uma questão de identificar quanta memória RAM você tem atualmente, comprar mais e colocá-la no slot correto dentro do seu gabinete. A localização exata desse slot dependerá da sua placa-mãe.

Isto é, se você estiver trabalhando com um PC. A maioria dos notebook modernos tem seus pentes de RAM soldados, então eles não podem ser substituídos sem remover todas as peças internas. Se você deseja atualizar a RAM do seu notebook, talvez seja melhor comprar um novo ou enviá-lo para uma oficina profissional de reparo e atualização.

No entanto, atualizar sua RAM pode ter retornos decrescentes. Um salto de 8 GB para 16 GB será bastante perceptível. A menos que você esteja fazendo um trabalho muito intenso, 16 GB a 32 GB provavelmente não darão um grande impulso ao seu sistema. E após 32 GB, qualquer aumento provavelmente será insignificante.

O que é VRAM?

Além da RAM, você também tem VRAM, que significa RAM de vídeo. A VRAM é onde jogos e aplicativos graficamente exigentes armazenam temporariamente as informações gráficas necessárias para renderizar o próximo quadro. Isso inclui texturas, imagens, malhas e shaders.

A VRAM é encontrada em sua placa gráfica (GPU) e 8 GB geralmente é o que você precisa para a maioria dos casos de uso de jogos ou design. Mas se você conseguir 12 GB de VRAM, terá bastante espaço livre, especialmente se gosta de maximizar as configurações gráficas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.