Avançar para o conteúdo

O novo Chrome OS Flex do Google pode reviver seu computador antigo

Chrome OS Flex

Nenhum computador dura para sempre. Não importa o quão bem você cuide dele, eventualmente aquele notebook chique que você comprou há seis anos ficará mais lento – em alguns casos, a ponto de se tornar totalmente inutilizável.

Mas você pode fazer mais com um notebook antigo do que simplesmente jogá-lo fora. Se você tiver uma unidade USB sobressalente, poderá usar o novo software Chrome OS Flex do Google para ajudar a revivê-la. O Flex é totalmente gratuito e pode ajudar a tirar ainda mais alguns anos desse notebook sofisticado.

Aqui está um resumo do que é o Chrome OS Flex, como funciona e como instalá-lo.

O que é o Chrome OS Flex?

Embora quase todo mundo saiba o que são Macs e PCs, você pode não estar familiarizado com os Chromebooks. Os Chromebooks são notebooks especiais projetados para usar aplicativos do Google e nada mais . Eles são incrivelmente populares nas escolas devido ao foco que o Chrome OS — o sistema operacional que os Chromebooks usam — coloca em aplicativos de produtividade como Google Drive.

O Chrome OS Flex é uma versão do Chrome OS projetada para ser instalada em PCs e Macs. Ele apaga o sistema operacional original e transforma o computador em um Chromebook improvisado. Mas o Chrome OS Flex também reduz o pouco que a versão padrão possui, tornando-o um sistema operacional simplificado que é perfeito para uso em sistemas mais antigos.

A carga leve do Flex significa que você não precisa de hardware poderoso para executá-lo. E como não requer muito poder de processamento ou energia, não sobrecarregará seu sistema. Esses dois fatos são o que permite que o Chrome OS Flex seja executado em computadores tão antigos. Assim, está prolongando sua vida útil por até anos.

Os riscos de instalar o Chrome OS Flex

O Google mantém uma lista de “Modelos certificados”, onde eles rastreiam em quais computadores o Flex tem garantia de funcionar. Se você verificar, notará que muito poucos computadores realmente atendem a esse padrão.

O Chrome OS Flex está atualmente na fase de “acesso antecipado”, o que significa que o Google ainda o está construindo. Com o passar do tempo, o Flex funcionará em mais e mais computadores. Mas agora, espere algumas pequenas falhas e bugs ao instalá-lo. E se o seu computador não aparecer nessa lista, talvez você não consiga instalar o Flex.

Além disso, quando você instala o Chrome OS Flex, ele apaga o sistema operacional do seu computador e todos os arquivos nele. Isso significa que, se você tiver problemas de software, o Flex atualizará seu sistema e o atualizará. Mas isso também significa que se você tiver arquivos importantes salvos no sistema, você deve transferi-los antes de instalar o Flex.

A unidade USB que você usa para instalar o Flex também terá todos os seus arquivos apagados.

Quando estiver pronto, veja como configurar o Chrome OS Flex.

Como instalar o Chrome OS Flex

Para instalar o Chrome OS Flex, você precisará de duas coisas:

  • Uma unidade flash USB com pelo menos 8 GB de tamanho
  • Um computador PC ou Mac compatível

Se você tiver os dois, poderá começar a preparar o Chrome OS Flex.

1. Abrir Google Chrome em um computador e abra esta página para adicionar o Utilitário de recuperação do Chromebook ao seu navegador.

2. Depois de adicionar a extensão, abra-a e clique em Começar.

3. Quando for solicitado a Identificar seu Chromebook, clique em Selecionar um modelo de uma lista. Use o primeiro menu suspenso para selecionar Google Chrome OS Flex e o segundo para escolher Chrome OS Flex (Developer-Unstable).

4. Insira sua unidade USB no computador e selecione-a na próxima página. Lembre-se de que esse processo formatará a unidade e apagará tudo nela.

5. Continue clicando em Continuar para criar uma imagem de recuperação na unidade USB. Esta etapa levará alguns minutos, mas quando estiver concluída, sua unidade USB se tornará uma chave de instalação que você pode usar para instalar o Chrome OS Flex.

6. Quando chegar à página de sucesso, remova sua unidade USB.

Agora é hora de instalar o Flex.

Dessa maneira, vá pegar o computador em que você deseja instalá-lo e conecte sua unidade USB.

7. Ligue o computador enquanto mantém pressionada a tecla de inicialização para colocá-lo no modo de inicialização. Assim, a chave que funciona como a chave de inicialização do seu computador mudará dependendo da marca que você está usando – aqui estão as chaves de inicialização para as marcas de computador mais populares.

Se você não conseguir encontrar a chave de inicialização do seu computador, consulte o manual ou entre em contato com o fabricante.

8. Seu computador deve iniciar e mostrar uma tela perguntando como você deseja inicializar o computador ou o menu BIOS/UEFI. De qualquer forma, encontre a opção que permite inicializar a partir da chave USB e execute-a.

9. Se você fez isso corretamente, o logotipo do Chrome OS aparecerá na tela do seu computador. Quando a tela Bem-vindo ao CloudReady 2.0 for exibida, clique em Começar.

10. Quando for perguntado se deseja instalar ou experimentar o Chrome OS, escolha Instalar .

11. Aguarde a instalação do Flex — pode demorar um pouco — e configure o dispositivo com sua conta do Google.

Considerações Finais

Isso é tudo o que há para isso. Seu computador deve inicializar na tela inicial do Chrome OS, onde você poderá começar a usar aplicativos como Google Drive e YouTube imediatamente.

Portanto, se você encontrar algum problema ao seguir essas etapas, tente novamente desde o início. Se ainda não funcionar, pode significar que o Flex ainda não suporta seu computador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.