Avançar para o conteúdo

Melhor MacBook 2022: qual modelo de Mac comprar?

MacBook

Graças ao MacOS, um design robusto e os chips M1, M1 Pro e M1 Max da Apple que agora equipam a gama, os MacBooks estão entre os portáteis mais populares. Os preços de venda dos MacBooks começam nos 6 mil reais e podem ultrapassar os 30 mil reais mesmo que partilhem em grande parte o mesmo design e características.

Abaixo estão as respostas para algumas perguntas frequentes, juntamente com nossas dicas para escolher o melhor MacBook para suas necessidades. Mas acima de tudo, aqui estão algumas considerações sobre alguns pontos-chave.

Teclados

Todos os MacBooks atuais têm um teclado semelhante desde 2019, a Apple também adicionou o Magic Keyboard a todos os seus modelos de MacBook Pro. O resultado é um teclado muito mais confortável e confiável do que o design “borboleta” que muitos MacBooks têm desde 2015. Demorou meia década para a Apple voltar atrás, mas a boa notícia é que os teclados dos laptops Macs estão finalmente bons novamente.

A webcam

Os MacBook Pros de 14 e 16 polegadas têm uma webcam excelente, enquanto os modelos MacBook Pro e MacBook Air de 13 polegadas têm uma webcam medíocre. A mudança para uma câmera de resolução 1080p nos MacBooks mais recentes, e semelhante à do iMac de 24 polegadas, é um divisor de águas para aqueles de nós que fazem videoconferências o dia todo.

Processadores

Quase todos os Macs mudaram para os chips M1 da Apple: essa foi a grande novidade na WWDC 2020 da Apple. Desde então, o MacBook Air, o MacBook Pro de 13 polegadas, o Mac Mini , o iMac de 24 polegadas , o MacBook Pro de 16 polegadas , e o MacBook Pro de 14 polegadas rodam em chips M1, M1 Pro ou M1 Max, que incluem uma CPU e uma GPU para gráficos. Com base em nossos testes até agora, a linha M1 da Apple, em geral, cumpriu suas promessas de melhor duração da bateria e desempenho mais rápido.

A questão chave é: qual é o melhor MacBook para suas necessidades? Para a maioria das pessoas, o MacBook Air de 13 polegadas continua sendo a escolha mais relevante. Os novos modelos Pro de 14 e 16 polegadas são mais poderosos, mas isso só será útil para pessoas que precisam de suporte de GPU para tarefas com uso intenso de gráficos. Sim, você obtém uma tela melhor, uma nova webcam e mais portas, mas esses motivos são bons o suficiente para investir nas versões Pro mais recentes?

MacBook Air M1 (2020)

Este laptop da Apple é o laptop favorito de todos porque tem um preço razoável, é fino, leve e forte. Os laptops Apple MacBook Air são vendidos ao preço de varejo recomendado de 1129 euros (pouco mais de 1000 euros na realidade).

Este modelo não possui aberturas, o que significa que não há ventilação mecânica e nenhum ruído do ventilador. Perfeito para salas de aula e reuniões. Você obtém apenas duas portas USB-C Thunderbolt 3, mas para a maioria das pessoas isso é suficiente, pois você pode usar um adaptador.

A diferença este ano é que os novos laptops MacBook Pro têm telas melhores, processadores mais rápidos e mais portas, incluindo HDMI e um slot para cartão SD. Mas se você quiser, terá que pagar pelo menos o dobro do preço.

Se você é um estudante, empreendedor iniciante, escritor ou está apenas procurando um laptop de última geração, é difícil errar com o MacBook Air. Com razão, será o ponto de partida padrão para muitas pessoas que desejam trabalhar no macOS.

MacBook Pro 13 (2020)

Quando a Apple atualizou o Air com seu chip M1 no final de 2020, também atualizou o MacBook Pro de 13 polegadas. Ao contrário do Air, no entanto, o Pro possui ventiladores, o que ajuda a manter este MacBook Pro M1 fresco enquanto você processa suas edições de fotos ou exporta seus vídeos.

A mudança para o M1 significa que o software deve ser reescrito idealmente para aproveitar o novo hardware no chip M1. Felizmente, o software Rosetta 2 da Apple permite que versões de aplicativos da Intel funcionem normalmente com o chip M1. Em nossos testes, a diferença de desempenho foi insignificante, se houver.

Agora é o último Pro a apresentar a Touch Bar da Apple, que não é tão útil quanto a Apple gostaria que você acreditasse, mas não tão inútil quanto todos pensam. Pode-se usá-lo para brilho da tela, controle de volume e alguns outros botões contextuais, como no aplicativo da calculadora. Mas nos mais recentes MacBook Pros de 14 e 16 polegadas, a Touch Bar não existe mais.

Como o MacBook Air e o MacBook Pro 13 têm preços próximos, você pode ficar tentado a optar pelo modelo Air mais barato em vez do Pro. Afinal, eles são semelhantes e compartilham muitos recursos. E para muitas pessoas é a decisão certa, ou se você é um usuário pesado, considere atualizar para o novo Pro de 14 polegadas.

MacBook Pro 16 (2021)

O novo MacBook Pro de 16 polegadas de 2021 é o maior e mais poderoso MacBook que você pode comprar. É um verdadeiro substituto de desktop e um herdeiro digno do extinto MacBook Pro de 17 polegadas, visto pela última vez em 2012.

Este modelo, assim como a nova versão de 14 polegadas, possui as mesmas portas, um novo display Mini-LED, conexão de alimentação MagSafe e uma webcam aprimorada. Ambos estão disponíveis com o chip M1 Pro ou M1 Max, que são exatamente o que parte do mercado profissional criativo estava esperando. Esses novos chips oferecem até 36 núcleos de GPU (e até 10 núcleos de CPU) e substituem a necessidade de ter uma CPU Intel e uma placa de vídeo AMD, uma combinação encontrada anteriormente apenas em alguns Macs de última geração. Em outras palavras, após uma longa espera, editores de vídeo profissionais e modeladores 3D têm um novo MacBook para eles.

A borda ao redor da tela ficou tão fina que nem há espaço para uma webcam. Aqui, a câmera desliza em um entalhe semelhante ao do iPhone na parte superior da tela. Sim, como em um iPhone. E como no iPhone, é chato no começo. Mas a recompensa vale a pena, pois a câmera de alta definição irá encantá-lo se você estiver acostumado com as webcams 720p de baixa resolução de outros Macs (e muitos laptops Windows também ).

Com um preço inicial de 2.749 euros, lembre-se de que, se você não pretende usar seus novos recursos de GPU e quiser apenas o MacBook mais recente, ainda estará pagando muito.

MacBook Pro 14 (2021)

De longe, o novo MacBook Pro de 14 polegadas se parece muito com o MacBook Air de 13 polegadas ou o MacBook Pro de 13 polegadas que você já deve estar usando. Olhe um pouco mais de perto e as diferenças são óbvias. A tela é maior (obviamente), as bordas são mais finas e o teclado é de uma nova cor.

Considerando este computador como o sucessor do Pro de 13 polegadas, o tamanho da tela aumenta de 13,3 para 14,2 polegadas. É o que a Apple chama de tela Liquid Retina XDR, que na verdade é uma tela mini-LED, como no iPad Pro de 12,9 polegadas. Ele também possui as mesmas portas HDMI, cartão SD e MagSafe que a de 16 polegadas e a mesma webcam 1080p.

O M1 Pro e o M1 Max vêm em tamanhos de 14 polegadas e podem ser configurados com os mesmos 64 GB de RAM e 8 TB de armazenamento que o Pro de 16 polegadas. Mas o que você pode obter no de 14 polegadas é um conjunto de opções M1 Pro de baixo custo que não está disponível para o de 16 polegadas, com menos núcleos de CPU e GPU.

Se você é um estudante, escritor ou outro usuário comum de laptop, considere isso um extra significativo para pagar por uma tela melhor, melhor webcam e mais portas. É um pouco como comprar um carro esportivo apenas para dirigir pela cidade. Por outro lado, videoconferências online que duram o dia todo podem ser um bom argumento.

Resumimos: qual MacBook comprar?

Se você precisa de um MacBook para o trabalho diário, estudo, navegação na web, filmes e criatividade leve, escolha o MacBook Air . Para os usos mais comuns, é o único MacBook que você precisa.

MacBook Pro de 13 polegadas continua sendo uma venda difícil. É mais caro que o MacBook Air, mas usa o mesmo chip Apple M1. Este é o último equipado com a Touch Bar.

MacBook Pro de 16 polegadas é o que os criativos profissionais de última geração estavam esperando. Todos os editores de vídeo e profissionais criativos que trabalham no macOS estão ansiosos para ter um ou estão considerando isso, e geralmente com o chip M1 Max mais sofisticado.

MacBook Pro de 14 polegadas pode fazer quase tudo que o de 16 polegadas pode fazer, mas em um pacote menor. É um laptop de consumo muito sofisticado ou um cavalo de batalha para criativos que precisam de uma máquina para usar com frequência em situações de trânsito.

Por fim, embora esses modelos não sejam tão antigos, lembre-se de que os desenvolvimentos podem apontar a ponta do nariz muito em breve. O mais antigo em particular, o MacBook Pro 13 pode evoluir já em março de 2022 de acordo com os últimos rumores. Também não está excluído que uma opção com um novo chip esteja disponível no MacBook Air.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.